Uma ação integrada da Receita Federal com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Polícia Militar resultou na apreensão de uma grande quantidade de produtos irregulares na semana passada, em Corumbá (MS). A Operação Terminus teve como foco o combate a crimes transfronteiriços.
A fiscalização, realizada na região de Lampião Aceso, abordou três ônibus de turismo. Nos veículos, os agentes encontraram sacas com produtos agrícolas sem autorização fitossanitária e 30 fetos de lhamas. Itens com indícios de falsificação também foram identificados.
Em outra frente, no Posto Esdras, a operação apreendeu materiais de construção civil, como tijolos, cimento e gesso, destinados ao comércio irregular. Devido à reincidência, três veículos foram retidos no local.
A apreensão mais significativa ocorreu durante a abordagem a uma carreta, feita em conjunto com a PRF. O caminhão, que transportava ureia sem documentação fiscal, foi submetido a uma inspeção com scanner e cães farejadores. A verificação revelou um compartimento oculto na cabine, contendo mais de 48 quilos de pasta base de cocaína.
De acordo com a Receita Federal, a operação reforça o compromisso do órgão no combate a ilícitos na fronteira e na proteção da economia nacional por meio da integração entre as forças de segurança. Com informações do Diário Corumbaense.