| Hoje é Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025.

Haddad anuncia nova delegacia contra fraudes no sistema financeiro


Nova estrutura será vinculada à Receita Federal e terá foco no combate à lavagem de dinheiro e à infiltração do crime organizado na economia.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante anúncio da criação de delegacia para combater crimes financeiros em meio à Operação Spare. Foto: Divulgação/Agência Brasil. Por: Editorial | 26/09/2025 07:19

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (25) a criação de uma delegacia especializada no combate a crimes contra o sistema financeiro. A iniciativa foi divulgada no mesmo dia da Operação Spare, deflagrada como desdobramento da Operação Carbono Oculto, que investiga organizações criminosas envolvidas em lavagem de dinheiro por meio de postos de combustíveis, fintechs e jogos de azar.

Segundo Haddad, a delegacia funcionará dentro do organograma da Receita Federal e atuará de forma integrada com outros órgãos, como Ministério Público e forças policiais. “Essa delegacia vai combater de forma estruturada o crime organizado, bem como a intersecção entre o crime organizado e a economia real”, afirmou.

A Operação Spare cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de quase R$ 1 milhão em espécie, 20 celulares, computadores e uma arma de fogo. As investigações revelaram movimentações financeiras de R$ 4,5 bilhões, com declaração de tributos sobre apenas 0,1% desse valor.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou que facções criminosas têm expandido sua atuação para além do tráfico de drogas, alcançando setores da economia formal e até o ambiente político. Já o promotor do Gaeco, Silvio Loubeh, apontou que o esquema incluía casas de jogos, postos de combustíveis, motéis e empresas de fachada.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, defendeu medidas adicionais para reforçar o controle sobre importações de petróleo e derivados. As apurações também identificaram vínculos da organização criminosa com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A operação mobilizou 110 policiais militares do Comando de Choque de São Paulo, além de agentes da Receita Federal e representantes da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda. Com informações: Agência Brasil.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: