O Governo de Mato Grosso do Sul reforçou o chamado para que hospitais locais, de apoio e regionais formalizem a adesão à Pehosp (Política Estadual de Incentivo Financeiro Hospitalar). O prazo final é terça-feira (30) e 62 unidades podem participar do modelo, que introduz critérios inéditos de financiamento e busca reorganizar a rede hospitalar do Estado.
A iniciativa, válida para 2025 e 2026, prevê repasse fixo para manutenção de serviços essenciais — como pronto atendimento 24h, partos, cirurgias e UTIs — e repasse variável, definido pela produção registrada nos sistemas oficiais do SUS. A estratégia garante estabilidade financeira às unidades, estimula desempenho e integra os hospitais aos fluxos das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Com investimentos previstos de até R$ 198,5 milhões anuais, a política também se conecta à transformação estrutural dos hospitais regionais, como o de Campo Grande, que passa por uma PPP avaliada em quase R$ 1 bilhão, e às novas unidades de Dourados e Três Lagoas.
Hospitais interessados devem preencher o termo de adesão e enviá-lo até 30 de setembro ao e-mail sgh.sesms@saude.ms.gov.br. Com informações: Agência de Notícias.