Brasília (DF) – Com o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) começou nesta segunda-feira (29) na capital federal. Coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a conferência segue até quarta-feira (1º) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
O encontro reúne cerca de 4 mil participantes, incluindo delegadas, convidadas, observadoras, representantes da sociedade civil e expositores da feira de economia solidária. A etapa nacional resulta de mobilização que percorreu o país desde abril, envolvendo mais de 156 mil mulheres em conferências municipais, regionais, estaduais e livres.
Entre os principais temas debatidos estão o enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e raciais, o combate à violência contra a mulher, o aumento da participação feminina em espaços de poder, fortalecimento das políticas de cuidado e autonomia econômica, saúde, educação, assistência social, fim da escala 6x1 e direitos reprodutivos.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a importância do evento após quase uma década sem a realização da conferência. "Este é um espaço de luta, de esperança, de visão do futuro. As mulheres vêm ávidas por participar, ter voz, vez e voto", afirmou.
Além dos debates e plenárias para deliberação de propostas, a conferência contará com atividades culturais, feira de economia solidária e tenda de ações voltadas à justiça climática e de gênero. A abertura oficial contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Márcia Lopes e de outras autoridades governamentais. Com informações: Agência Brasil.