O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu um passo importante rumo à sustentabilidade ao firmar, no dia 26 de setembro, uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). O objetivo é implementar práticas ambientais no setor público com foco na meta de emissão zero de carbono.
A iniciativa prevê diagnósticos de sustentabilidade, envolvimento de servidores e desenvolvimento de estratégias ambientais que ampliem ações já em andamento no TJMS, fortalecidas agora pelo Programa ESG-Fiems, fundamentado em diretrizes internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Durante o encontro, o diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, ressaltou a importância da participação do setor público:
“A Fiems já leva essa cultura às indústrias, mas percebeu a importância de incluir o setor público nesse movimento. O envolvimento do TJMS mostra que é possível unir forças para transformar realidades.”
O presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, afirmou que a meta é ampliar as ações de responsabilidade socioambiental:
“Já temos ações em andamento, mas agora, com o apoio técnico da Fiems, vamos intensificar esse trabalho para alcançar a neutralidade de carbono. A ideia é buscar certificação que colocará o Tribunal entre os destaques nacionais.”
Entre as medidas previstas, está um programa de incentivo ao consumo consciente de energia, que oferecerá 20% de desconto na fatura elétrica para colaboradores, terceirizados e policiais militares que atuam no TJMS. Com informações: Diário Digital