A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) abriu edital para selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em executar o projeto “Circula MS”, um circuito itinerante com 80 apresentações culturais, educativas e de conscientização, que ocorrerão em no mínimo 40 municípios do estado.
O projeto terá valor de até R$ 2,3 milhões e deve contemplar cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o Edital de Chamamento Público nº 017/2025, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (2), a execução está prevista para o período de janeiro a julho de 2026.
As inscrições ficam abertas até 4 de novembro de 2025 e podem ser feitas de forma online pelo sistema da FCMS ou pela plataforma PROSAS. Todos os atos relativos ao edital também serão divulgados nesses canais.
O objetivo do “Circula MS” é valorizar as tradições culturais locais, promover acesso a atividades de lazer, cultura e cidadania, e fortalecer a identidade regional. As apresentações serão realizadas por meio de uma carreta/caminhão-palco adaptado como unidade móvel de eventos, garantindo palco e infraestrutura de apoio para as atividades.
O projeto prevê a participação comunitária desde o planejamento até a execução, respeitando saberes locais e promovendo o protagonismo dos territórios visitados. O cronograma será previamente divulgado em articulação com as gestões municipais.
Municípios contemplados por região:
Centro-Oeste: Rochedo, Corguinho, Bandeirantes, Jaraguari, Terenos, Rio Negro e Sidrolândia.
Norte: Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Coxim, Corumbá, Aquidauana e Ladário.
Sul: Paranhos, Coronel Sapucaia, Tacuru, Japorã, Sete Quedas, Amambai e Aral Moreira.
Leste: Itaquiraí, Angélica, Ivinhema, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Vicentina e Deodápolis.
Oeste: Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Nioaque, Jardim, Guia Lopes da Laguna e Anastácio.
(Com informações: Mída Max)