Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizaram, na tarde desta quinta-feira (2), uma das maiores apreensões de cigarros contrabandeados dos últimos meses. A ação ocorreu na BR-487, próximo à cidade de Itaquiraí, e resultou na apreensão de um caminhão Mercedes Benz, tipo Truck Graneleiro, carregado com 27.500 pacotes de cigarros de origem paraguaia.
De acordo com informações da corporação, a equipe fazia bloqueio na rodovia, nas imediações da empresa Copasul, quando o condutor do veículo desobedeceu à ordem de parada e tentou fugir em alta velocidade. Após perseguição, o motorista abandonou o caminhão próximo a uma área de mata e conseguiu escapar. Diligências foram feitas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado.
A vistoria no caminhão revelou que a carga ilícita, avaliada em aproximadamente R$ 1,4 milhão, estava totalmente destinada ao contrabando. O veículo e os cigarros foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal em Mundo Novo, responsável pelo procedimento de apreensão e destinação do material.
Segundo o DOF, a operação integra o Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Além disso, a ação também fez parte da Operação Tempestade no Oeste III, desenvolvida em conjunto com o Exército Brasileiro, que tem como foco o combate ao contrabando, tráfico de drogas e armas, além de outros crimes transfronteiriços.
As forças de segurança reforçam que as apreensões desse tipo causam prejuízos milionários às organizações criminosas que atuam na região de fronteira, além de contribuir para o fortalecimento da arrecadação nacional e a proteção da saúde pública, já que os cigarros contrabandeados não seguem os padrões de qualidade exigidos no Brasil. Com informações: Dourados News