Um surto de intoxicação por metanol, ligado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, ja resultou em 195 notificações em todo o pais, de acordo com balanço do Ministerio da Saude divulgado neste sabado (4). O Centro de Informações Estrategicas e Resposta em Vigilancia em Saude Nacional (CIEVS) monitora a situacao com base nos dados enviados pelos estados.
Do total de casos reportados, 14 ja foram confirmados e outros 181 permanecem sob investigacao. O estado de Sao Paulo e o epicentro do surto, concentrando a grande maioria das notificações: 162 registros. Todos os 14 casos confirmados e mais 148 em analise estao no estado.
Alem de Sao Paulo, outras unidades da federacao também comecaram a reportar casos. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piaui notificaram seus primeiros casos, que ainda estao em investigacao.
O balanco tambem aponta a tragica confirmacao de 13 obitos suspeitos. Um deles foi confirmado em Sao Paulo. Os outros 12 obitos permanecem sob investigacao, distribuidos da seguinte forma: 7 em Sao Paulo, 3 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 no Mato Grosso do Sul.
Diante do surto, as autoridades de saude reforcam a importancia de a populacao evitar o consumo de bebidas alcoholicas de procedencia duvidosa, sem selo de qualidade dos orgaos fiscalizadores. A orientacao e que qualquer suspeita de intoxicação – com sintomas como tontura, nausea, dor abdominal, visao turva ou dificuldade para respirar – seja comunicada e atendida imediatamente nos servicos de saude locais. Com informações Ministério da Saúde