A Anvisa anunciou nesta segunda-feira (6) a determinação de recolhimento de 78 cosméticos irregulares e suspeitos, produzidos por diferentes empresas. Além do recolhimento, a fiscalização suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos produtos.
Entre os fabricantes atingidos está a Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., cujos produtos, como progressivas, botox matizadores e realinhamentos térmicos, estavam apenas notificados na Anvisa, mas não registrados, procedimento obrigatório para garantir segurança e eficácia.
Outro cosmético que teve sua comercialização suspensa foi a Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricada pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda., também notificada sem registro.
A ação de fiscalização atingiu ainda a +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda. e seus produtos da linha Ozonteck, como sabonetes, cremes dentais, tônicos e gel corporal, que alegam atividade farmacológica, prática proibida para cosméticos.
A Anvisa alerta que produtos sem registro ou regularização podem representar sérios riscos à saúde e recomenda que não sejam utilizados. Denúncias sobre cosméticos irregulares podem ser feitas à Agência por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 642 9782. Com informações: GOV.BR