| Hoje é Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025.

Fé e emoção marcam Romaria Diocesana que reuniu 60 mil pessoas em Dourados


Jovem cumpre promessa e percorre um quilômetro de joelhos em agradecimento à Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Fé e devoção marcam Romaria Diocesana com 60 mil fiéis em Dourados Jovem cumpre promessa e percorre um quilômetro de joelhos em agradecimento à Nossa Senhora Aparecida 12 outubro 2025 - 11h30Por Charles Aparecido 26ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora Aparecida reuniu uma multidão de fiéis - Crédito: Charles Aparecido/Dourados News Por: Editorial | 12/10/2025 12:05

A 26ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora Aparecida reuniu uma multidão de fiéis na manhã deste domingo (12) em Dourados. A estimativa, segundo a organização, era de cerca de 60 mil participantes no trajeto até o Santuário Diocesano, na Vila São Pedro.

Entre os milhares de romeiros, a história que mais emocionou os presentes foi a do jovem douradense William Gabriel Dionísio dos Santos, de 16 anos, que acordou às 3h40 da manhã para cumprir uma promessa e entrou no santuário de joelhos, em agradecimento pela união de sua família.

“A minha história começa há muito tempo atrás, quando a minha mãe me trazia para a Romaria. E um tempo atrás a minha família se distanciou um pouco. Aí eu fiz a promessa com a intenção de que a minha família se reunisse de volta em nome de Jesus e fiz isso com a certeza que Nossa Senhora conseguiria isso para mim”, fala o jovem emocionado.

William contou ao Dourados News que fez a promessa há cerca de três meses e foi atendido. “Fiz a promessa mais ou menos três meses e fui atendido. Foi maravilha, minha mãe voltou para a igreja, a minha família está se reunindo de novo”, relatou.

A promessa, segundo ele, era caminhar de joelhos até a imagem de Nossa Senhora.

“Um quilômetro antes de chegar eu comecei a ir de joelhos. Eu saí de casa era 3h40 da manhã, aí eu vim descalça e quando faltava um quilômetro comecei a vir de joelho. Eu acho que essa promessa dura para sempre”, completou o adolescente.

A mãe dele, Marilza Dionísio de Carvalho, de 48 anos, se emocionou ao ver o gesto do filho. Ela participa da romaria há 12 anos consecutivos.

“Eu não sabia, porque ele ficou para trás com as meninas, daí eu vim na frente. Depois que a minha menina chegou, que eu vi que ele não chegava, aí as meninas falaram para mim que ele estava vindo, e que ele ia fazer um quilômetro de joelhos”, contou.

Surpresa com a atitude do filho, Marilza relatou a mudança de comportamento do adolescente desde que ele passou a frequentar a igreja.

“Eu fui até ele, mas eu não sabia, ele fez uma surpresa. Depois que ele começou a ir para a igreja, ele mudou bastante, ele está obedecendo mais em casa. Ele era um menino muito complicado, mas depois que ele pegou amizade com as meninas na igreja ele mudou bastante, essas meninas foi uma benção sinceramente para ele”, desabafou.

A mãe também afirmou que a fé do filho tem inspirado toda a família.

“Eu não sou assim de muito sair de casa sabe, mas por causa dele e da minha outra menina mais pequena eu tô voltando pra igreja. Mas eu nunca deixei de vir na Romaria, todo ano eu venho, graças a Deus. Nós saímos de madrugada e todo mundo vem. Eu, ele, as irmãs dele e o pai dele, todo ano nós vimos”, explicou.

Marilza participa das romarias há mais de uma década, após cumprir uma promessa pela recuperação da filha.

“Tem 12 anos que eu venho na Romaria. Eu comecei com a promessa que eu fiz para minha filha que hoje tem 15 anos, que teve um problema no coração. Desde então que eu fui atendida a gente vem todo ano seguido”, completou emocionada.

O reitor do Santuário Diocesano, padre Cristiano dos Santos, destacou ao Dourados News, que o principal objetivo da Romaria é agradecer à Nossa Senhora pela intercessão e proteção.

“A intenção é única. É agradecer a Nossa Senhora pela sua intercessão, pela sua proteção. Assim como nós dependemos de uma mãe para vir a esse mundo, né? Que nos deu a vida. Agora exaltar mais ainda a Mãe de Deus, que nos abençoa. Esse muito testemunho de pessoas que alcançaram milagres pela intercessão, porque Maria é advogada, Maria é medianeira de todas as coisas”, explicou.

O sacerdote ressaltou ainda o significado da celebração para o povo brasileiro.

“É uma alegria em ressaltar isso, em festejar aquela que é a padroeira do Brasil, aquela que tem o rosto do povo brasileiro, o rosto do povo trabalhador, o rosto do povo que levanta cedo, o rosto do povo que tem esperança no meio dos jovens, apostando no futuro. É olhar a expressão de Nossa Senhora Aparecida”, disse.

De acordo com o padre, diversos testemunhos de fé marcaram o evento, incluindo o de um jovem curado de câncer que percorreu mais de 400 metros de joelhos até o santuário.

“Ele chegou com os joelhos bem machucados, mas ele disse: ‘Padre, melhor os meus joelhos, eu estou vivo’. 'Então vim aqui agradecer Nossa Senhora por ter me ajudado nesse processo, por ter intercedido por mim', e com certeza o filho dela escutou os pedidos através da mãe”, contou o reitor.

Padre Cristiano informou que a estimativa de público foi superada já nas primeiras horas da manhã.

“Com certeza, a estimativa era 60 mil pessoas e eu acredito que nós vamos superar. Porque era 8h30, já tinha passado mais de 40 mil pessoas. Então, durante todo o dia, com certeza, vamos ser agraciados por esse tempo maravilhoso que está fazendo, mas também por cada peregrino que vem demonstrar o seu carinho à Nossa Senhora”, afirmou.

Ele também destacou que a preparação espiritual para o evento começa dias antes.

“São nove dias, que aqui no santuário tem a novena, fora aquela individual, que cada um que se sente filho, devoto de Nossa Senhora Aparecida vai se preparando com um terço, vai fazendo a caminhada, vai fazendo uma intenção e vem aqui no santuário pagar uma promessa”, finalizou.

A programação da Romaria incluiu missas, recitação do terço, acolhida dos romeiros, pregações, testemunhos e atos de devoção, presididos pelo bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: