Um gato-mourisco, espécie rara também conhecida como jaguarundi (Puma yagouaroundi), foi resgatado na tarde de domingo (12) em uma casa localizada às margens da BR-267, no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
O animal foi encontrado na varanda da residência, onde a moradora, temendo que seus cães atacassem o felino, acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA). A equipe do 3º Grupamento (3º GPMA) capturou o gato-mourisco e, ao constatar que ele estava sem ferimentos e em bom estado de saúde, transportou o animal até uma área de proteção ambiental para soltura em seu habitat natural.
O gato-mourisco é nativo do Brasil, mas suas populações têm diminuído, tornando-o cada vez mais difícil de ser avistado. A PMA destacou que o resgate reforça a importância da preservação da fauna silvestre e do manejo especializado em situações de aparecimento de animais silvestres.
Em caso de emergência envolvendo fauna, a PMA orienta acionar o número 190 ou o Disque Denúncia pelo telefone (67) 9984-5013. Com informações: Diário Digital