|
Hoje é Terça-feira, 18 de Novembro de 2025.
Pesquisadores analisaram mais de 12 mil exames de ressonância magnética para entender as diferenças no envelhecimento cerebral entre homens e mulheres (Foto: Divulgação)
Por: Editorial | 15/10/2025 13:39
Um novo estudo revelou que o cérebro dos homens encolhe mais rapidamente do que o das mulheres com o passar dos anos. A pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), investigou como o sexo biológico influencia o envelhecimento cerebral e o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer — mais comum em mulheres.
Os cientistas analisaram mais de 12 mil exames de ressonância magnética de 4,7 mil pessoas sem Alzheimer ou comprometimento cognitivo, com idades entre 17 e 95 anos. Cada participante realizou ao menos dois exames em um intervalo médio de três anos.
Os resultados mostraram que os homens apresentaram redução de volume em mais regiões do cérebro e um envelhecimento mais rápido. No córtex pós-central — responsável por processar sensações como tato, dor e temperatura —, o declínio anual foi de 2% nos homens e 1,2% nas mulheres.
“Os resultados sugerem que os homens envelhecem mais rápido do que as mulheres”, explicou a neuropsicóloga Fiona Kumfor, da Universidade de Sydney. “Compreender o cérebro saudável é essencial para entender o que ocorre nas doenças neurodegenerativas.”
Apesar do envelhecimento cerebral ser um fator de risco, o estudo aponta que ele não explica sozinho o fato de o Alzheimer afetar quase o dobro de mulheres em comparação aos homens. Fatores como hormônios, genética e expectativa de vida também podem influenciar essa diferença.
Os pesquisadores destacam que, embora o estudo seja um dos mais completos já feitos sobre o envelhecimento cerebral saudável, ainda será necessário acompanhar pacientes com Alzheimer ao longo do tempo para entender melhor a progressão da doença. Com informações: g1
