|
Hoje é Terça-feira, 18 de Novembro de 2025.
MS Pai realiza parto da própria filha em área isolada do Pantanal e mãe e bebê são resgatadas 19 outubro 2025 - 17h00Por Agência Brasil Mãe e filha foram transportadas em uma aeronave até o hospital. - Crédito: Reprodução/Marinha do Brasil
Por: Editorial | 19/10/2025 19:54
Um parto inesperado e emocionante mobilizou equipes de resgate na madrugada deste domingo (19), no coração do Pantanal do Paiaguás, em Corumbá. Em uma área isolada, a cerca de 160 quilômetros da zona urbana, um homem ajudou sua esposa a dar à luz a filha do casal, recebendo orientações passo a passo por telefone.
Por volta das 3h, o pai entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul informando que a companheira, grávida de nove meses, estava em trabalho de parto com contrações regulares. Minutos depois, voltou a ligar relatando que a cabeça da bebê já estava visível.
A distância, um militar orientou o homem sobre os procedimentos básicos, como higienização das mãos, uso de panos limpos, suporte para a cabeça e ombros da recém-nascida e cuidados com o cordão umbilical e a placenta. Após o nascimento, ele comunicou que a bebê chorou e respirou normalmente. A equipe instruiu o pai a mantê-la aquecida até a chegada do resgate.
Devido ao difícil acesso, o 1º Esquadrão de Helicópteros do Comando do 6º Distrito Naval foi acionado. A mãe, de 28 anos, e a bebê foram transportadas de helicóptero para a maternidade em Corumbá, em segurança.
Durante a mesma operação, uma segunda ocorrência foi registrada na Aldeia Uberaba, a 167 quilômetros de Ladário. Uma jovem de 23 anos, com 31 semanas de gestação e sinais de parto prematuro, também foi levada de helicóptero para a Santa Casa de Corumbá para atendimento médico especializado. Com informações MSnoar
