|
Hoje é Terça-feira, 18 de Novembro de 2025.
Audiência pública em Corumbá debate relicitação e modernização da Malha Oeste, ferrovia estratégica para a logística e economia de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)
Por: Editorial | 20/10/2025 07:58
Corumbá sediará, na próxima terça-feira (21), uma audiência pública para debater a reativação da ferrovia Malha Oeste. Proposto pelo vereador Roberto Façanha, o encontro ocorrerá às 8h30 no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães, na Câmara Municipal, reunindo autoridades, representantes da sociedade e especialistas do setor logístico.
Com o tema “MS de novo nos trilhos”, a audiência integra uma série de debates regionais sobre a relicitação e modernização da Malha Oeste — ferrovia que liga Mairinque e Bauru, em São Paulo, a Corumbá, na fronteira com a Bolívia, totalizando 1.973 quilômetros de extensão. O contrato de concessão atual, administrado pela Rumo Logística, termina em 2026, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conduz discussões sobre o edital de relicitação, já tendo realizado audiências em Campo Grande, Brasília e Mairinque.
No Mato Grosso do Sul, o tema tem sido amplamente debatido. Em agosto de 2024, a Assembleia Legislativa realizou o evento “A importância da reativação da Malha Oeste Ferroviária: Mato Grosso do Sul nos trilhos outra vez”, e, em agosto de 2025, a Câmara de Campo Grande também promoveu audiência sobre o assunto. Uma nova etapa de debates será realizada em Bauru (SP), no dia 31 de outubro.
O objetivo das audiências é discutir os impactos, benefícios e desafios da reativação da ferrovia, incluindo a modernização da infraestrutura, integração com portos e fronteiras, impactos ambientais, geração de empregos e transparência no processo de concessão pública. Corumbá é considerada estratégica para a logística com a Bolívia, sendo essencial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis. Atualmente, a Malha Oeste está subutilizada, prejudicando o desenvolvimento econômico e logístico da região Centro-Oeste.
O vereador Roberto Façanha destacou a participação de diferentes setores na mobilização, incluindo o apoio do governador Eduardo Riedel, e agradeceu o envolvimento do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (STEFBU), que acompanha as discussões desde o início do processo. Com informações: Estado DIário
