| Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.

Toucas malucas promovem acolhimento para mães de bebês na neonatologia do HRMS


Atividade criativa inspirada na tendência do “cabelo maluco” traz momentos de descontração, fortalece vínculos e promove bem-estar das famílias.
Mães confeccionam as “toucas malucas” para os bebês internados, promovendo diversão e acolhimento no HRMS (Foto: Divulgação). Por: Editorial | 25/10/2025 10:52

Inspiradas na tendência do “cabelo maluco”, mães de bebês internados na Unidade Neonatal do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) participaram de uma versão especial da brincadeira: as toucas malucas. A iniciativa, proposta pela equipe multiprofissional, proporcionou momentos de descontração e acolhimento em meio à rotina hospitalar.

A terapeuta ocupacional Grazielle Rodrigues explica que o trabalho vai além do cuidado com os recém-nascidos. “Realizamos grupos terapêuticos com as mães para acolher, fortalecer e promover o bem-estar dessas mulheres que vivem um momento delicado. Esses encontros favorecem o vínculo afetivo entre mãe e bebê, a expressão emocional e o enfrentamento positivo da internação”, afirma.

Para as participantes, a experiência trouxe alívio e criatividade. Katyelim Nathalia de Jesus, mãe do pequeno Bernardo, que está no hospital há dois meses, comentou: “É uma boa ideia, ajuda a gente a distrair um pouco. Nunca imaginei que pudesse ter esse tipo de atividade em um hospital”.

Jennifer Fernanda, mãe da Ísis Valentina, destacou a oportunidade de expressar afeto: “Criei a touca dela pensando nela mesma, no que iria combinar com ela”. Já Nicolly de Oliveira Pereira, mãe da Maria Helena, descreveu a experiência como transformadora: “A atividade foi maravilhosa, faz com que a gente tenha momentos mais felizes durante a internação”.

O HRMS é referência em gestação de alto risco e neonatologia, possuindo desde 2003 o selo IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), concedido pelo Ministério da Saúde, Unicef e OMS, que reconhece hospitais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno. A unidade também é Centro de Referência Estadual do Método Canguru em Mato Grosso do Sul. Com informações: Fátima News.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: