|
Hoje é Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025.
Representantes do governo, Sebrae/MS e Assomasul assinam os Acordos Municipais de Gestão, simbolizando a parceria para o desenvolvimento dos municípios. (Foto: Divulgação).
Por: Editorial | 28/10/2025 10:23
Entre os dias 20 e 22 de outubro, Campo Grande recebeu o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul, com correalização do Sebrae/MS e apoio do governo estadual. O evento reuniu mais de 2,5 mil participantes e destacou o programa Cidade Empreendedora, iniciativa que apoia a gestão municipal e promove o desenvolvimento econômico, social e administrativo dos municípios.

(Foto: Divulgação).
Durante o congresso, foram assinados os Acordos Municipais de Gestão e entregues os Planos de Desenvolvimento Municipal, documentos que estabelecem metas e projetos a serem executados pelos municípios participantes. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou a importância da parceria com o poder público para fortalecer o empreendedorismo e melhorar a gestão municipal.
“O Cidade Empreendedora oferece ferramentas que auxiliam os municípios a avançar em áreas essenciais como saúde, educação e desenvolvimento econômico, garantindo resultados concretos para a população”, afirmou Mendonça.
O governador Eduardo Riedel ressaltou a objetividade do programa: “A metodologia é baseada em estatísticas e metas claras, permitindo que os objetivos do programa se alinhem aos do Estado”. Para o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, a iniciativa permite um planejamento municipal focado em políticas públicas duradouras, independentemente da gestão em exercício.

(Foto: Divulgação).
O evento também destacou a participação feminina na política municipal. Com 13 prefeitas eleitas em Mato Grosso do Sul, o painel “Como a liderança feminina influencia na política pública” discutiu como transformar presença em liderança efetiva. Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, reforçou que as mulheres trazem competências humanas essenciais à gestão pública, como sensibilidade, escuta e influência positiva.
Além das palestras e debates, o Congresso contou com estande do Cidade Empreendedora, onde prefeitos e gestores municipais tiveram acesso a informações do programa e receberam os planos de desenvolvimento personalizados de suas cidades. O book com todos os acordos assinados pelas 36 prefeituras também foi entregue durante o evento. Com informações: SEBRAE/MS.
