|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Guilherme Boulos toma posse como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República em cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: Agência Gov/Secretaria-Geral-PR).
Por: Editorial | 30/10/2025 07:56
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) tomou posse, nesta quarta-feira (29), como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros, parlamentares e centenas de representantes de movimentos sociais de todo o país.
Em seu discurso, Boulos afirmou que sua principal missão será aproximar o governo da população. “O presidente Lula me deu a missão, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, de ajudar nessa reta final do seu terceiro mandato a colocar o governo na rua, a rodar todos os cantos desse país, ouvir as pessoas, conversar olho no olho, ter a humildade de ouvir críticas e, ao mesmo tempo, apresentar o que o nosso governo tem feito pelo povo brasileiro”, declarou.
O novo ministro ressaltou que pretende ampliar o diálogo com diferentes segmentos da sociedade. “A proposta é dialogar com todos, não só com quem já concorda com a gente. Dialogar com os entregadores de aplicativo, com os motoristas de Uber, com os pequenos empreendedores, com a população em situação de rua e com o povo das periferias deste país”, afirmou, destacando a parceria com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Em um momento de forte emoção, Boulos lembrou de sua trajetória no movimento social. “Aos meus companheiros e companheiras do movimento social, minha escola de vida e de luta, quero agradecer. São pessoas que me ensinaram lições que eu não aprendi na universidade: o valor da solidariedade, do trabalho coletivo e de repartir o pão. É a esses companheiros que eu quero honrar como ministro do presidente Lula”, disse, visivelmente comovido.
Aos 43 anos, Boulos é professor e psicanalista, formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Ele foi o deputado federal mais votado do campo progressista nas eleições de 2022, com mais de 1 milhão de votos. Sua trajetória de quase duas décadas no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) consolidou sua atuação na defesa de direitos sociais e da democracia.
Durante a cerimônia, o ex-ministro Márcio Macêdo destacou as realizações da pasta sob sua gestão e celebrou a continuidade do trabalho. “Deixo esta missão convicto de que a participação social não volta mais para a gaveta. A chave agora é coletiva, é de vocês, os movimentos sociais organizados neste país. Desejo ao ministro Guilherme Boulos uma grande e fecunda gestão”, afirmou. Com informações: Agencia GOV
