|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Participação de produtores brasileiros na Fruit Attraction Madrid 2025 resultou em milhões de dólares em novos negócios (Foto: Divulgação).
Por: Editorial | 30/10/2025 08:57
Foram quase 300 reuniões entre produtores rurais e compradores de diversos países, resultando em uma projeção de mais de US$ 12,4 milhões em negócios a serem fechados nos próximos meses. Esses são alguns dos resultados da rodada de negociações que contou com a participação de produtores rurais apoiados pelo Sebrae, durante a Fruit Attraction Madrid 2025, realizada no início deste mês.
Além disso, os agricultores brasileiros já retornaram da capital espanhola com mais de US$ 1,6 milhão em negócios fechados. A participação no evento foi possível graças à parceria entre o Sebrae, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ApexBrasil, por meio do programa AgroBR, que integra a ação Juntos pelo Agro.
O analista de Competitividade do Sebrae, Victor Ferreira, destacou a importância da presença dos produtores no evento, especialmente em um momento de mudanças nas relações comerciais internacionais.
“As empresas produtoras de frutas têm buscado novos mercados, e a participação nesses eventos tem proporcionado o conhecimento dessas oportunidades”, explicou.
Ferreira ressaltou ainda que os resultados vão além das vendas imediatas:
“Essas negociações impactam diretamente no aumento da produtividade, na agregação de valor com o aperfeiçoamento de embalagens, logotipos, rótulos e certificações, promovendo maior faturamento e conexão com novos canais de comercialização. Além disso, essas empresas estão percebendo o valor de atuar de forma cooperativa para atender ao volume e à frequência das entregas”, completou.
No total, participaram da missão 21 produtores de nove estados: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Sebrae foi responsável por preparar os empreendedores em temas como inovação, gestão e acesso ao mercado internacional.
Pavilhões lotados durante a Fruit Attraction Madrid 2025, que reuniu produtores e compradores de diversos países (Foto: Divulgação).
Entre as empresas participantes esteve a Frutec, de Campo Grande (MS), especializada na produção de abacaxi pérola. O sócio Márion Henry Ribeiro relatou que já saiu da feira com um contrato fechado com uma empresa espanhola e negociações em andamento com Portugal, Irlanda e Bahrein.
“A feira nos proporcionou uma experiência que talvez, por conta própria, não conseguíssemos viver. Foi importante participar também para entender mais sobre o mercado internacional. Estamos caminhando para a nossa primeira exportação”, afirmou o produtor.
O Sebrae reforça que a atuação em feiras internacionais é uma das principais estratégias para impulsionar pequenos negócios rurais, ampliar oportunidades de exportação e consolidar o Brasil como referência em qualidade e diversidade na produção de frutas. Com informações: Sebrae.
