|
Hoje é Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025.
Veículo em que o suspeito foi abordado pela Polícia Militar em Ivinhema. (Foto: Jornal da Nova)
Por: Editorial | 30/10/2025 13:31
Na noite de quarta-feira (29), a Polícia Militar de Ivinhema, com o apoio da Força Tática do 8º Batalhão, prendeu um homem de 38 anos procurado pela Justiça do Maranhão pelos crimes de duplo homicídio, associação criminosa e grilagem de terras.
Durante patrulhamento, as equipes receberam informações de que o suspeito circulava pela cidade. Ele foi localizado no bairro Itapoã e, após consulta aos sistemas policiais, confirmou-se a existência de mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal de Barra do Corda (MA). O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, mas acabou liberado horas depois devido a um habeas corpus deferido pela Justiça maranhense.
O caso
O foragido, natural de Porto Murtinho (MS), figurava até 25 de outubro entre os criminosos mais procurados do Maranhão. As vítimas do duplo homicídio foram Rodrigo Alves Rabelo e Valciderlan Sousa, mortos a tiros em 9 de janeiro de 2025, em Barra do Corda (MA). A quadrilha incluía outros três investigados, e a Justiça chegou a oferecer recompensa de R$ 450 mil por informações que levassem à captura dos suspeitos.
As investigações indicam que os homicídios tiveram motivação em uma disputa de terras possivelmente griladas nos municípios de Mirador e Fernando Falcão. Além disso, o grupo é acusado de grilar até 20 mil hectares de terras, movimentando valores estimados em R$ 40 milhões.
“O modus operandi do grupo era identificar áreas devolutas ou particulares sem certificação, falsificar matrículas, georreferenciamentos e documentos de certificação, além de ameaçar posseiros e pequenos agricultores, com o objetivo de vender as terras a grandes fazendeiros e grupos econômicos”, explicou o delegado Brito Júnior, chefe da Delegacia Regional de Barra do Corda.
Com informações: Jornal da Nova
