|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Equipe do HPSMVG realizou captação de fígado e córneas com apoio de equipe de Brasília (Foto: Divulgação).
Por: Editorial | 01/11/2025 07:22
Na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG), em Mato Grosso, foi palco de um emocionante ato de solidariedade. Uma paciente de 38 anos, cuja identidade foi preservada, teve seus órgãos doados após a autorização da família. O gesto vai oferecer uma nova chance de vida a três pessoas que aguardavam na fila de transplantes em diferentes regiões do país.
A captação, que mobilizou uma operação complexa, foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), coordenada pela médica Adriana Podanowski. A equipe local viabilizou a doação do fígado e das córneas da paciente, em articulação com a Central Estadual de Transplantes.
Uma equipe especializada de Brasília, liderada pelo cirurgião Gabriel Cajá, realizou a retirada do fígado, que foi imediatamente transportado para o Distrito Federal, onde beneficiará um paciente em estado delicado. As córneas seguiram para o banco de tecidos, prontas para devolver a visão a pessoas em qualquer parte do Brasil.
“Cada doação representa um gesto de amor e esperança. É a vida se renovando por meio da generosidade de uma família que, mesmo em meio à dor, decidiu transformar a perda em oportunidade para outros”, destacou a coordenadora Adriana Podanowski.
Este foi o segundo procedimento de captação de órgãos realizado neste ano no HPSMVG, consolidando a unidade como referência em ações de doação no estado. O sucesso das operações é resultado do comprometimento da equipe e da crescente conscientização das famílias sobre o valor desse gesto humanitário. Com informações: Cenário MT.
