|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Ministro Fernando Haddad durante o COP30 Business & Finance Fórum, em São Paulo (Foto: Divulgação).
Por: Editorial | 04/11/2025 10:46
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (4) que a proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), liderada pelo Brasil, tem sido bem recebida por outros países. A declaração foi feita durante o evento COP30 Business & Finance Fórum, promovido pela Bloomberg Philanthropies, em São Paulo.
Segundo Haddad, o fundo é uma das principais iniciativas que o Brasil levará à presidência da COP30. “Estou bastante animado com o fato de que o TFF está sendo muito bem recebido. Esse é o carro-chefe da Presidência brasileira a partir da semana que vem”, afirmou.
O objetivo do governo é arrecadar até US$ 10 bilhões em investimentos públicos, até o próximo ano, para financiar projetos de proteção das florestas tropicais em todo o planeta. O mecanismo prevê que os países que preservam seus biomas serão recompensados financeiramente, funcionando, segundo o ministro, “como um banco da floresta”.
De acordo com Haddad, o fundo captará recursos a juros baixos e concederá empréstimos a taxas maiores, utilizando o lucro para remunerar os países que mantiverem o desmatamento abaixo de 0,5% ao ano. “É uma proposta prática de sustentabilidade que está sendo bem recebida”, destacou. Com informações: Agência Brasil.
