|
Hoje é Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025.
Ex-deputado estadual e fundador do PT, Paulo Frateschi morreu aos 75 anos após ser esfaqueado pelo filho em São Paulo (Foto: Reprodução)
Por: Editorial | 06/11/2025 14:54
O ex-deputado estadual Paulo Frateschi, de 75 anos, morreu nesta quinta-feira (6) em São Paulo após ser esfaqueado pelo próprio filho, que estava em surto, segundo informações da Polícia Militar. O crime aconteceu em uma residência na Rua Ponta Porã, no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista.
Frateschi foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. O filho foi detido pela PM e encaminhado ao 91º Distrito Policial (Ceasa), onde o caso será investigado pela Polícia Civil.
De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, o homem atacou o pai com uma faca, atingindo-o na cabeça e no braço. A mãe tentou intervir, mas também foi agredida e sofreu ferimentos leves. Ainda não há confirmação se ela também foi esfaqueada. A Polícia Técnico-Científica foi acionada para realizar a perícia no local.
Trajetória política e pessoal
Paulo Frateschi foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e teve papel importante na consolidação da legenda. Durante a ditadura militar, participou da Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo de resistência armada ao regime. Em 1969, foi preso e torturado por militares.
Em sua trajetória política, Frateschi atuou como secretário de Relações Governamentais na gestão do então prefeito Fernando Haddad, em 2014, na cidade de São Paulo.
A vida pessoal do ex-deputado também foi marcada por tragédias. Ele perdeu dois filhos em acidentes de carro: Pedro, de 7 anos, em 2002, na Rodovia Carvalho Pinto, e Júlio, de 16 anos, em 2003, na Rodovia Rio-Santos. Frateschi era irmão do ator e diretor de teatro Celso Frateschi.
Nota do Partido dos Trabalhadores
Em comunicado oficial, o PT lamentou profundamente a morte de Paulo Frateschi:
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido. Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo. Paulo Frateschi deixa um legado marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Manifestamos à família, aos amigos e a todos que com ele caminharam a nossa mais sincera solidariedade.” Com informações: g1
