|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Deputado Diego Guimarães (Republicanos) criticou a COP30 em Belém e atribuiu o que chamou de “fracasso” à gestão de Lula (Foto: Victor Ostetti/MidiaNews)
Por: Editorial | 12/11/2025 14:06
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) classificou a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) como um “fracasso”, atribuindo a responsabilidade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorre em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro e é considerado a maior convenção intergovernamental do mundo voltada à pauta climática.
Segundo o parlamentar, a conferência contou com baixa participação de líderes mundiais, mesmo com investimentos elevados. “Enquanto há um povo tão pobre, como infelizmente acontece na periferia de Belém, há um evento com gasto astronômico feito por um presidente tão corrupto e incompetente como Lula”, afirmou Diego.
O deputado comparou a edição brasileira às anteriores, alegando que a corrupção e a má gestão teriam afastado chefes de Estado. “Até 70 líderes mundiais participaram das COPs que já aconteceram, mas a corrupção que envolve a COP30 levou apenas 19 líderes a participarem. Foi um fiasco, um fracasso, que não deixará legado para o Pará, Belém ou o Brasil”, declarou.
A imprensa informou que, nos bastidores, as negociações entre países enfrentaram dificuldades para avançar em torno das metas do Acordo de Paris, tratado internacional firmado em 2015 para reduzir o aquecimento global. Segundo fontes diplomáticas, 84 dos 195 países signatários ainda não apresentaram planos concretos de redução de emissões de gases do efeito estufa.
Diego também criticou os custos de hospedagem durante a conferência. Ele citou informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, que confirmou o uso de embarcações como alojamento para delegações, com diárias de até R$ 2.700. “Lula disse que não ficaria em hotel, mas ficou em um barco que gasta 50 litros de diesel por hora, enquanto os hotéis flutuantes chegam a consumir 100 mil litros de diesel por dia”, afirmou o parlamentar.
As declarações de Diego Guimarães se somam a críticas políticas e ambientais sobre a realização da COP30 no Brasil, evento que busca consolidar compromissos internacionais para o combate às mudanças climáticas. Com informações: Mídia News
