|
Hoje é Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025.
Bruno Quick (à direita) participou da coletiva de imprensa oficial da COP30 ao lado de lideranças globais da agenda climática. (Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil)
Por: Editorial | 13/11/2025 15:16
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, participou na noite desta quarta-feira (12) da coletiva de imprensa oficial da COP30, realizada em Belém (PA). O evento reuniu representantes da organização da conferência e lideranças globais da agenda climática, como o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a diretora-executiva Ana Toni, o secretário de Estado do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, Jochen Flasbarth, e o economista britânico Nicholas Stern.

(Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil)
Durante sua fala, Bruno Quick defendeu a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento do país, colocando as micro e pequenas empresas (MPEs) no centro da transição verde.
“Os pequenos negócios representam 97% dos empreendimentos do país, respondem por 27% do PIB e são os principais geradores de renda no Brasil. Eles são essenciais para o crescimento econômico e para a redução das desigualdades. O momento demanda mudar o modelo de desenvolvimento do país, e os pequenos negócios têm papel central nessa transformação”, afirmou.
Quick destacou que a natureza pode e deve ser vista como força de desenvolvimento, com a Amazônia como exemplo concreto desse potencial.
“O desafio do Sebrae está justamente nesse contexto. É urgente reorganizarmos nossos processos econômicos a partir da valorização dos pequenos e da adoção da bioeconomia como estratégia de futuro”, enfatizou.
O diretor também lembrou que diversos setores econômicos, como alimentação, turismo, cosméticos e fármacos, já são impulsionados por pequenas empresas ligadas à sustentabilidade.
“Quando olhamos para a riqueza da Amazônia, percebemos o quanto é urgente organizar nossa economia. É preciso fazer diferente para ter resultados diferentes, sair de um país febril para um país saudável”, concluiu.
Com um estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transformou sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia. O espaço reúne inovação, cultura e negócios sustentáveis, com sala de reuniões, auditório e a loja colaborativa Brasil Biomarket, que apresenta produtos da bioeconomia desenvolvidos por pequenos empreendedores de todo o país.
De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, o público pode acompanhar uma programação diversificada com apresentações culturais, degustações regionais, exibição de webséries e documentários no “PedaCine do Brasil”, além de encontros de networking e painéis temáticos.
O Sebrae também instalou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e realiza ações em diferentes pontos da cidade, reforçando o protagonismo dos pequenos negócios na bioeconomia e na transição sustentável brasileira. Com informações: Agência Sebrae
