|
Hoje é Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025.
Latam Airlines transportou 9.395 passageiros nos dois primeiros meses de operação no Aeroporto Regional de Dourados. (Foto: A. Frota/Assecom)
Por: Editorial | 13/11/2025 15:51
Em dez meses de gestão, o prefeito Marçal Filho transformou o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, em um importante centro de operações aéreas, com 3.816 pousos e decolagens entre voos particulares e comerciais. As operações comerciais foram retomadas em 8 de setembro, e, desde então, a Latam Airlines já transportou 9.395 passageiros entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A reabertura do aeroporto foi resultado de um esforço conjunto entre diversas secretarias municipais e contou com negociações diretas de Marçal Filho junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Esses dados mostram o quanto nossa cidade e toda a região Cone Sul estavam carentes do aeroporto em atividade, e vamos trabalhar ainda mais para que esses números não parem de crescer”, afirmou o prefeito.
Desde que a pista foi liberada para voos particulares, o aeroporto também recebeu 16 operações aeromédicas e de transporte de órgãos, viabilizando transplantes em pacientes de outras cidades de Mato Grosso do Sul. “Além de fomentar a aviação particular e comercial, a reabertura ajudou a salvar vidas com esses transplantes”, destacou Marçal Filho.
Nos dois primeiros meses de operação, a Latam registrou aumento significativo na demanda. Em setembro, foram 2.449 bilhetes vendidos, enquanto em outubro o número subiu para 6.946. Segundo o prefeito, a aeronave Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros, decolou quase sempre com todos os assentos ocupados.
A partir de 1º de março de 2026, a companhia passará a operar voos quase diários, com decolagens às segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos.
Marçal Filho ressaltou que a retomada das atividades do aeroporto, que ficou quatro anos fechado, é essencial para o desenvolvimento regional. “Os 9.395 passageiros transportados comprovam o quanto Dourados precisava de seu aeroporto atuante e a serviço da sociedade, do setor produtivo e da saúde”, concluiu. Com informações: Dourados News
