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Passaporte brasileiro em área de atendimento policial (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Por: Editorial | 17/11/2025 14:45
O aplicativo Gov.br passou a emitir notificações para alertar os usuários sobre o vencimento do passaporte. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), responsável pela emissão do documento.
Segundo o governo federal, os avisos são enviados pela Caixa Postal do aplicativo em três momentos distintos: oito meses antes do vencimento, três meses antes da data final de validade e logo após o documento expirar. A previsão é de que, em 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas recebam lembretes sobre a necessidade de renovação.
Para visualizar as notificações, é necessário ter conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro, que oferecem maior segurança e acesso a serviços personalizados. O diretor-geral da Polícia Federal destacou que a ferramenta reforça a confiança da população nos serviços públicos digitais e contribui para simplificar a vida dos usuários.
Lançada em fevereiro, a Caixa Postal do Gov.br já enviou mais de 30 milhões de mensagens personalizadas sobre diferentes serviços, como Enem, Concurso Nacional Unificado, Bolsa Verde, Meu SUS Digital, emissão de certificados digitais e Pé-de-Meia.
A plataforma Gov.br reúne atualmente cerca de 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil estaduais e municipais, entre eles Assinatura Gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Contas de nível Prata podem ser obtidas por reconhecimento facial vinculado à CNH ou pela validação de dados em bancos credenciados. Para o nível Ouro, é necessário reconhecimento facial por dados da Justiça Eleitoral ou via QR Code da Carteira de Identidade Nacional. Com informações: Diário Digital
