|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Ações do AfirmaSUS são lançadas em Salvador durante o Novembro Negro (Foto: Reprodução/MS)
Por: Editorial | 18/11/2025 13:53
O Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade de Estudantes na Área da Saúde (AfirmaSUS) iniciou suas atividades nesta terça-feira, em Salvador, cidade escolhida por sua relevância histórica e cultural no mês da Consciência Negra. A iniciativa busca aproximar serviços de saúde dos territórios, valorizando saberes locais e promovendo cuidado humanizado para populações socialmente vulnerabilizadas.
No processo seletivo, foram escolhidos 124 projetos. Desse total, 25% das vagas foram destinadas a instituições públicas de ensino superior da Amazônia Legal, estratégia que reconhece a diversidade sociocultural da região e seus desafios específicos em saúde. Segundo o secretário da SGTES, Felipe Proenço, a proposta permite que diferentes realidades sejam contempladas, enfrentando desigualdades com perspectiva interseccional e fortalecendo a educação em saúde de forma crítica e inclusiva.
A escolha de Salvador e do mês de novembro reforça o compromisso do Ministério da Saúde em enfrentar barreiras que afetam populações negras e outros grupos vulnerabilizados, como acesso restrito a serviços, práticas discriminatórias e desigualdades refletidas em indicadores como baixa cobertura vacinal, alta mortalidade materno-infantil e maior prevalência de doenças crônicas. A iniciativa integra ações do Novembro Negro e aproxima políticas de saúde das comunidades que enfrentam maior dificuldade de atendimento. Com informações: Agência GOV
