|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Materiais apreendidos pela Polícia Federal durante investigação sobre itens usados no Enem. (Foto: Reprodução)
Por: Editorial | 24/11/2025 13:30
O presidente do Inep afirmou em entrevista ao Fantástico que “não há qualquer risco técnico” de fraude no Enem 2025, mesmo após a Polícia Federal abrir investigação sobre o uso de itens de pré-testes que apareceram em publicações feitas por um estudante. Segundo ele, a situação não trouxe prejuízo aos participantes e não houve possibilidade de vantagem a qualquer concorrente.
Apesar de reforçar a segurança do exame, o Inep solicitou apuração à Polícia Federal, apontando sinais de tentativa de descredibilizar o Enem. Agentes cumpriram mandado de busca na residência do estudante investigado, onde foram apreendidos celulares, computadores e documentos. O estudante negou ter conhecimento de que as questões utilizadas em um concurso anterior poderiam compor a prova e atribuiu as semelhanças a coincidências.
O episódio reacendeu críticas ao Banco Nacional de Itens, considerado insuficiente por especialistas, que defendem um volume maior de questões para reduzir a necessidade de pré-testes e evitar repetições. O Inep afirma que mudanças precisam ser adotadas com cautela, devido ao impacto do Enem em milhões de estudantes.
O Ministério da Educação garantiu que o exame está mantido, com gabaritos divulgados e resultado previsto para janeiro de 2026. A autarquia também confirmou que avaliações externas funcionam como laboratório para calibrar itens que podem ser usados no Enem. Com informações: g1/ Fantástico
