|
Hoje é Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025.
Plantação de soja em desenvolvimento inicial na safra 2025/26 (Foto: Paulo Fridman/Getty Images).
Por: Editorial | 24/11/2025 15:41
O plantio da safra de soja 2025/26 alcançou 81% da área estimada no Brasil até a última quinta-feira, segundo levantamento da AgRural. O ritmo representa avanço sobre os 71% registrados na semana anterior, mas segue abaixo dos 86% observados no mesmo período do ano passado. A irregularidade das chuvas, sobretudo no Centro-Oeste, limita o progresso da semeadura e aumenta a preocupação com o desenvolvimento das lavouras.
De acordo com analistas, os Estados de Mato Grosso e Goiás enfrentam o cenário mais crítico, com relatos de atraso no plantio, abortamento de flores e vagens e encurtamento da janela para o cultivo da safrinha de milho. Embora ainda seja cedo para falar em perdas de produtividade, especialistas alertam que as áreas plantadas em setembro já se encontram em fase reprodutiva e precisam de chuvas mais uniformes.
No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as precipitações do fim de semana devem ajudar na reta final da semeadura. Já no norte do Paraná, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, com condições consideradas favoráveis até o início da floração.
A AgRural estimou em outubro a safra de soja brasileira em 178,5 milhões de toneladas, número baseado em tendência de produtividade. A primeira projeção com dados levantados a campo será divulgada em dezembro. A consultoria destaca que a marca desta safra, até o momento, é a forte irregularidade climática no Cerrado, com variações significativas de volume de chuva até mesmo dentro de uma mesma região.
A semeadura do milho primeira safra 2025/26 na região centro-sul atingiu 93% da área estimada, também até quinta-feira, contra 85% na semana anterior e 95% no mesmo período do ciclo passado. Com informações: Forbes
