|
Hoje é Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026.
Vice-presidente Geraldo Alckmin durante entrevista ao programa ReConversa, no YouTube (Foto: Valter Campanato)
Por: Editorial | 09/12/2025 08:59
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a taxa básica de juros, a Selic, deve começar a cair em breve. Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, no programa ReConversa, transmitido pelo YouTube, ele declarou acreditar que o movimento pode ocorrer “se não agora, na próxima reunião” do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece nesta quarta-feira.
Segundo Alckmin, a indústria é um dos setores mais impactados pelos juros elevados, e alguns fatores recentes fortalecem o cenário para cortes na Selic, como a queda do dólar e o recuo dos preços dos alimentos impulsionado pelo clima favorável e pela supersafra deste ano. Ele afirmou que a redução dos juros tende a acelerar o ritmo da atividade econômica.
O vice-presidente também destacou a combinação atual de inflação mais baixa e desemprego reduzido, classificando o momento como raro no país. De acordo com ele, o Brasil registra 5,4% de desemprego, o menor índice da série histórica, e inflação de 4,4%, em trajetória de queda.
Apesar do otimismo, Alckmin defendeu um esforço fiscal adicional por parte do governo. Ele argumentou que críticas feitas ao quadro fiscal atual ignoram déficits elevados registrados na gestão anterior, afirmando que o governo de Jair Bolsonaro chegou a registrar um déficit de 9,7% do PIB. Para ele, a prioridade agora deve ser gerar superávit para interromper o crescimento da dívida pública e iniciar sua trajetória de redução. Com informações: IstoÉDinheiro
