|
Hoje é Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026.
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, é a única brasileira na lista das Mulheres Mais Poderosas do Mundo (Foto: Divulgação/Banco do Brasil)
Por: Editorial | 10/12/2025 13:40
A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, voltou a figurar entre as 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo da Forbes, sendo a única brasileira na edição de 2025. Pelo terceiro ano consecutivo, a executiva integra o ranking e mantém a 18ª posição conquistada em 2024. Ela estreou na lista em 2023, em 24º lugar.
A lista da Forbes reúne líderes de destaque dos setores de política, finanças, tecnologia e artes, selecionadas com base em quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e influência. Juntas, as 100 mulheres somam US$ 37 trilhões em poder econômico e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas.
Medeiros aparece à frente de personalidades como Taylor Swift (21º), Oprah Winfrey (30º) e Beyoncé (33º), e logo atrás de nomes como Melinda French Gates (13º) e Claudia Sheinbaum (5º), presidente do México. O topo do ranking é ocupado por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia; Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu; e Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão.
Primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em mais de 200 anos, Tarciana Medeiros assumiu o cargo em janeiro de 2023. Paraibana, natural de Campina Grande, foi feirante e professora antes de ingressar no BB, há mais de duas décadas. Ao longo da carreira, passou por diversas posições até assumir o comando da instituição, que atualmente é a segunda maior do país.
Medeiros defende educação, planejamento e disciplina como motores de transformação — princípios que, segundo ela, a levaram à liderança. Em sua gestão, tem priorizado políticas de diversidade e inclusão, ampliando a presença de mulheres e pessoas negras em postos de liderança. Ela levou três mulheres para a vice-presidência do banco e indicou um executivo negro para comandar a BB Asset Management.
A executiva também tem recebido reconhecimento internacional. Em 2024, foi homenageada na sede da ONU, em Nova York, com o prêmio de CEO de destaque pelas iniciativas “Raça é Prioridade” e “Elas Lideram”, que buscam alcançar a paridade de gênero e raça em posições de liderança até 2030.
Confira o top 10 da lista Forbes de 2025:
Ursula von der Leyen – Presidente da Comissão Europeia
Christine Lagarde – Presidente do Banco Central Europeu
Sanae Takaichi – Primeira-ministra do Japão
Giorgia Meloni – Primeira-ministra da Itália
Claudia Sheinbaum – Presidente do México
Julie Sweet – CEO e presidente do conselho da Accenture
Mary Barra – CEO da General Motors
Jane Fraser – CEO do Citi
Abigail Johnson – CEO e presidente do conselho da Fidelity Investments
Lisa Su – CEO da AMD
Com informações: Forbes
