|
Hoje é Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026.
Movimentação de consumidores na região da Rua 25 de Março, em São Paulo, importante centro comercial do país (Foto: Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo)
Por: Editorial | 15/12/2025 08:27
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apontou queda de 0,2% da economia brasileira em outubro na comparação com o mês anterior, segundo dados dessazonalizados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira. O resultado veio abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,10%, de acordo com pesquisa da Reuters.
Na comparação com outubro do ano passado, o indicador apresentou crescimento de 0,4%. Já no acumulado de 12 meses, o IBC-Br registrou avanço de 2,5%, conforme números não dessazonalizados.
O desempenho reforça o cenário de desaceleração da economia brasileira, impactada principalmente pela política monetária restritiva. A taxa básica de juros segue em 15% ao ano, limitando o consumo e os investimentos. Para os próximos anos, a expectativa do mercado é de crescimento mais moderado, com projeção de alta de 2,25% do PIB em 2025 e de 1,80% em 2026, números inferiores à expansão de 3,4% registrada no ano anterior. Com informações: IstoÉDinheiro
