|
Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.
Governador Eduardo Riedel lidera pesquisa de intenções de voto para o governo de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis)
Por: Editorial | 15/12/2025 08:47
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), lidera a corrida eleitoral para o Executivo estadual, segundo pesquisa do instituto Novo Ibrape, divulgada com exclusividade pelo Campo Grande News. No levantamento estimulado, Riedel aparece com 44,1% das intenções de voto.
Na segunda colocação está o ex-deputado federal Fábio Trad (PT), com 9,8%. Em seguida, surge o deputado federal Marcos Pollon (PL), que soma 6,9%. O deputado estadual João Henrique Catan (PL) registra 1,8%. Outros 16,4% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 19,5% disseram não saber ou preferiram não responder.
Considerando apenas os votos válidos, Eduardo Riedel amplia a vantagem e chega a 70,4%. Fábio Trad aparece com 15,7% e Marcos Pollon com 11%.
O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos. Fábio Trad lidera nesse quesito, com 22,8%. Em seguida aparecem Marcos Pollon, com 13,7%, João Henrique Catan, com 6,8%, e Eduardo Riedel, com 6%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, Eduardo Riedel é citado por 11,5% dos entrevistados. O ex-deputado estadual Renan Contar (PL) aparece com 0,7%. A maioria dos eleitores, 85,4%, afirmou ainda não saber em quem votar. Também foram mencionados nomes como os ex-governadores Reinaldo Azambuja, André Puccinelli e Zeca do PT, além dos senadores Tereza Cristina e Nelsinho Trad.
A pesquisa também avaliou cenários para a eleição presidencial. Em todos eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo lugar. Contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), o resultado é de 31,6% a 31,4%. Em um cenário com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele lidera com 39,6%, enquanto Lula soma 32,6%. Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 36,7%, contra 33,6% de Lula. Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), teria 35,1%, ante 31,8% do atual presidente.
Na pesquisa espontânea para presidente, Lula lidera com 17,4%, seguido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que mesmo preso e inelegível, foi citado por 12,1% dos entrevistados.
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 11 de dezembro, com 2.000 entrevistas domiciliares em Mato Grosso do Sul. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Com informações: Campo Grande News
