| Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.

Cidade-fantasma que inspirou filme de terror pega fogo há 60 anos e continuará queimando


Centralia, nos Estados Unidos, foi abandonada após incêndio subterrâneo em uma mina de carvão e inspirou o filme "Silent Hill"; de 1.200 moradores, restam apenas cinco.
Fumaça saindo do solo em Centralia, nos Estados Unidos, onde o incêndio subterrâneo persiste há mais de seis décadas. (Foto: David DeKok/Centralia Photo Archive) Por: Editorial | 16/12/2025 07:09

Centralia, localizada a cerca de 180 km da Filadélfia, se tornou uma cidade-fantasma após um incêndio subterrâneo iniciado em 1962. O fogo começou quando funcionários públicos queimaram uma pilha de lixo para amenizar o mau cheiro de um lixão próximo, atingindo uma mina de carvão abandonada sob a cidade. Desde então, o fogo segue ativo e deve continuar queimando por mais de 200 anos, segundo estimativas.

Na década de 1960, cerca de 1.200 pessoas viviam na cidade, que cresceu em torno da mineração de carvão iniciada em 1842. Com o tempo, o fogo subterrâneo avançou, liberando gases tóxicos, abrindo crateras e tornando o solo instável, forçando o abandono gradual de Centralia. Atualmente, apenas cinco moradores permanecem na cidade, enquanto os demais foram realocados pelo governo dos Estados Unidos, que gastou mais de US$ 40 milhões para desapropriação e reassentamento.

Tentativas de apagar o incêndio, incluindo o uso de água, argila, areia e rocha britada, falharam devido à complexa geologia subterrânea e à extensão do fogo. Diversos acidentes ocorreram ao longo dos anos, incluindo a queda de um adolescente em uma cratera aberta pelo incêndio, que sobreviveu, mas desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático.

A Graffiti Highway, em Centralia — Foto: David DeKok/Centralia Photo Archive

A Graffiti Highway, em Centralia. (Foto: David DeKok/Centralia Photo Archive)

O incêndio e o abandono da cidade inspiraram o filme de terror "Silent Hill" (2006), que retrata uma cidade coberta por névoa e cinzas após um desastre em mina de carvão. Centralia também se tornou um ponto turístico, com a "Graffiti Highway", trecho da Rota 61 interditado e coberto por grafites, atraindo visitantes interessados na história e na paisagem única da cidade. Com informações: g1




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: