|
Hoje é Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026.
Por: Editorial | 27/12/2025 07:57
Após passar por uma cirurgia de separação em maio deste ano, em Goiânia, Aruna Rodrigues, de dois anos, morreu na quarta-feira (24). A irmã, Kiraz Rodrigues, de um ano e meio, havia falecido pouco tempo depois do procedimento, que durou cerca de 20 horas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
De acordo com o Hecad, a causa da morte de Aruna foi um choque séptico provocado por uma infecção viral. O hospital informou que a criança apresentou complicações respiratórias graves após sair da UTI e ser transferida para a enfermaria no dia 10 de dezembro. “Durante mais de sete meses, ela foi acompanhada diariamente por uma equipe altamente capacitada e passou por diversas abordagens cirúrgicas adicionais para dar suporte à sua recuperação”, afirmou a instituição em nota.
As irmãs nasceram ligadas pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando órgãos como bexiga, intestino e genitália. A família, de Igaraçu do Tietê, interior de São Paulo, se mudou para Goiás para realizar o procedimento com o médico Zacharias Calil, que já havia conduzido outras cirurgias de separação.
Em publicação nas redes sociais, Calil descreveu a perda como “uma dor imensa” e destacou o esforço e dedicação da equipe médica, além da esperança e orações de milhares de pessoas que acompanharam o caso. Com informações: Banda B.
