|
Hoje é Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026.
Joesley Batista durante encontro com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Caracas, para discutir possíveis investimentos no setor de petróleo e gás. Foto: Divulgação.
Por: Editorial | 14/01/2026 14:10
O empresário brasileiro Joesley Batista, um dos principais nomes da holding J&F e proprietário da empresa de petróleo e gás Fluxus, protagonizou uma série de encontros diplomáticos e comerciais que podem redefinir a presença de capital estrangeiro no setor energético venezuelano.
Na última sexta-feira (9), Batista esteve em Caracas, onde se reuniu com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em uma conversa que, segundo fontes à Reuters, girou em torno da possibilidade de abertura do setor de petróleo e gás do país a investimentos externos. Antes e depois desta reunião, o empresário também manteve troca de impressões com autoridades dos Estados Unidos, indicando o interesse dos Estados Unidos e do empresariado brasileiro em mapear oportunidades na região.
A Fluxus, adquirida pelo grupo Batista em 2023, tem ampliado sua atuação na América do Sul, avaliando negócios em países como Argentina e agora, potencialmente, Venezuela. O movimento ocorre em um momento de incertezas políticas no país vizinho, o que torna a perspectiva de investimentos estrangeiros um tema sensível e estratégico.
Especialistas destacam que essa interlocução direta entre um empresário brasileiro e lideranças venezuelanas, com ecos de conversas também nos EUA, sinaliza uma nova fase nas relações econômicas entre os dois países, sobretudo no setor energético, tradicionalmente dominado por grandes companhias estatais. Com informações: Isto é dinheiro.
