|
Hoje é Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026.
Ferrari LaFerrari, superesportivo híbrido lançado em 2013, é o carro com o IPVA mais caro do Brasil e teve produção limitada a apenas 499 unidades no mundo (Foto: Divulgação/Ferrari).
Por: Editorial | 21/01/2026 07:21
O veículo com o IPVA mais caro do Brasil é uma LaFerrari registrada no Distrito Federal, avaliada em R$ 35,6 milhões. Apenas em imposto, o proprietário desembolsa R$ 1.067.933,76. O valor elevado reflete não apenas o preço do automóvel, mas também sua raridade e importância histórica: o modelo foi o primeiro carro híbrido produzido pela fabricante italiana Ferrari.
Lançada em 2013, a LaFerrari teve produção limitada a apenas 499 unidades em todo o mundo, todas já vendidas. Mesmo mais de uma década após sua estreia, o modelo segue como referência em desempenho e inovação. Graças ao sistema híbrido, a Ferrari conseguiu combinar números extremos de potência com uma redução de cerca de 40% no consumo de combustível em comparação a superesportivos tradicionais da marca.
O conjunto mecânico é formado por um motor V12 6.3 aspirado, instalado na posição central, capaz de entregar até 789 cavalos de potência. Com o auxílio do sistema elétrico, a potência combinada chega a impressionantes 963 cavalos. Essa configuração permite que a LaFerrari acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e alcance velocidade máxima de 350 km/h.
Para suportar o alto desempenho, o modelo conta com freios de carbono-cerâmica, projetados para lidar com o intenso calor gerado em frenagens fortes e sucessivas. Mesmo sendo um carro praticamente artesanal, a LaFerrari passou por alguns recalls ao longo dos anos, incluindo substituição do tanque de combustível por risco de incêndio, troca de assentos por falha na absorção de energia, correções nos sensores de pressão dos pneus e substituição do airbag do passageiro.
As unidades foram fabricadas entre 2013 e 2018. A última produzida foi enviada da Itália ao Brasil por meio de uma importadora e registrada no estado de Santa Catarina, reforçando a exclusividade do modelo no país. Hoje, além de símbolo máximo de desempenho, a LaFerrari também representa um marco na transição tecnológica da Ferrari para a eletrificação. Com informações: g1
