| Hoje é Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026.

Junta do Serviço Militar convoca jovens nascidos em 2008 para o alistamento obrigatório em 2026


Prazo para regularização vai até 30 de junho e pode ser feito online ou presencialmente em Dourados.
Jovens que completam 18 anos em 2026 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório (Crédito: Divulgação/Assecom) Por: Editorial | 22/01/2026 13:59

A Junta de Serviço Militar de Dourados convocou os jovens nascidos em 2008 para realizarem o alistamento militar obrigatório no ano de 2026. Desde o dia 1º de janeiro, o Exército Brasileiro disponibilizou o sistema de Alistamento Online, permitindo que os jovens façam a inscrição pela internet, sem necessidade de enfrentar filas ou comparecer presencialmente, desde que atendam aos requisitos exigidos.

O alistamento pode ser feito por meio do site oficial www.alistamento.eb.mil.br. No entanto, jovens que não possuem CPF ou que tenham nascido antes de 2008 não conseguem realizar o procedimento online e devem procurar presencialmente a Junta de Serviço Militar do município.

Em Dourados, o atendimento presencial ocorre na Rua João Rosa Góes, nº 395, no Centro, no prédio da antiga prefeitura. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A Junta também disponibiliza contato pelo telefone 2222-1998 e pelo e-mail juntamilitar@dourados.ms.gov.br.

O alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos em 2026, bem como para aqueles de anos anteriores que ainda estejam pendentes com o Serviço Militar. Para realizar o cadastro online, é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Já no atendimento presencial, os documentos exigidos são RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço atualizado, com no máximo quatro meses.

O prazo regular para o alistamento vai de janeiro a junho do ano em que o jovem completa 18 anos, período em que o procedimento é gratuito. Após o dia 30 de junho, o alistamento continua sendo obrigatório, porém passa a gerar multa por atraso, e o cidadão fica em débito com o Serviço Militar até a regularização.

Quem não estiver em dia com o Serviço Militar fica impedido de realizar diversos atos civis, como obter ou renovar passaporte, ingressar em instituições públicas ou empresas oficiais, assinar contratos com órgãos governamentais, matricular-se em instituições de ensino, obter carteira profissional, registrar diplomas, participar de concursos públicos, exercer cargos públicos e receber benefícios ou prêmios de órgãos governamentais.Com informações: Dourados News




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: