|
Hoje é Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026.
Castanha-do-Brasil passa a ser autorizada para exportação ao mercado turco após conclusão de negociações bilaterais (Foto: Mapa/Divulgação)
Por: Editorial | 03/02/2026 14:10
O governo brasileiro concluiu as negociações com as autoridades da Turquia que autorizam a exportação de castanha-do-Brasil, com e sem casca, para o país europeu. A decisão representa mais um avanço na ampliação dos mercados internacionais para produtos do agronegócio nacional.
Reconhecida mundialmente pelo alto valor nutricional, a castanha-do-Brasil é produzida de forma sustentável, principalmente por comunidades tradicionais da Amazônia. A abertura do mercado turco cria novas oportunidades de geração de renda, impulsiona o desenvolvimento regional e contribui para a conservação da floresta em pé, ao valorizar cadeias produtivas sustentáveis.
A Turquia é um importante parceiro comercial do Brasil. Somente em 2025, o país importou mais de US$ 3,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para o complexo soja, café, fibras e produtos têxteis. A inclusão da castanha-do-Brasil na pauta exportadora amplia a diversidade de produtos brasileiros no mercado turco.
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança a marca de 535 aberturas de mercado desde o início de 2023. O resultado é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que atuam na expansão e consolidação da presença do Brasil no comércio agropecuário internacional. Com informações: Dourados News
