|
Hoje é Sábado, 14 de Fevereiro de 2026.
Plataforma Contrata+Brasil permite que microempreendedores individuais prestem serviços para órgãos públicos e movimentem renda de forma simplificada. (Foto: Divulgação/Sebrae)
Por: Editorial | 14/02/2026 09:21
A plataforma Contrata+Brasil movimentou R$ 13.796.724,80 em um ano, com 2.462 contratações de microempreendedores individuais (MEIs) para prestação de serviços em órgãos públicos. Desde o lançamento, 8.129 MEIs se cadastraram na ferramenta, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“O que pudermos fazer para incluir, gerar renda e promover o desenvolvimento devemos fazer por meio dos pequenos negócios. São homens e mulheres que acordam de manhã e nunca desistiram de fazer sua própria renda. É mais emprego e renda para uma das categorias mais fundamentais do nosso país, que é o microempreendedor individual”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O Contrata+Brasil reúne 1.311 órgãos públicos, incluindo prefeituras, governos estaduais, órgãos federais e entidades. A plataforma permite que os MEIs ofereçam seus serviços diretamente a esses órgãos sem necessidade de licitação formal. Ao todo, são 47 atividades contempladas, como reparação de imóveis, conserto de equipamentos e serviços gerais.
Para auxiliar os MEIs, o Sebrae elaborou um guia passo a passo, mostrando como se cadastrar, enviar propostas e receber pagamentos com segurança.
Em 2026, a plataforma será expandida com a integração do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), permitindo que compras para a merenda escolar sejam realizadas por meio do Contrata+Brasil, beneficiando mais de 125 mil escolas públicas.
A iniciativa reforça a inclusão de pequenos empreendedores no mercado público, oferecendo oportunidades de geração de renda e desenvolvimento de negócios. Com informações: Agência Sebrae
