|
Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.
Por: Editorial | 19/02/2026 15:33
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (19) as promoções de militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com efeitos retroativos a dezembro de 2024. A medida visa garantir valorização profissional, segurança jurídica e reconhecimento pelo desempenho nas corporações.
(Fotos: Sejusp)
Foram promovidos oficiais e praças de ambas as instituições, contemplando progressões por antiguidade e merecimento, além da regularização de promoções pendentes. Entre os oficiais promovidos, estão dez primeiros-tenentes do Corpo de Bombeiros ao posto de capitão, 25 segundos-tenentes ao posto de primeiro-tenente, um subtenente ao posto de segundo-tenente, dois primeiros-tenentes da Polícia Militar ao posto de capitão, seis segundos-tenentes ao posto de primeiro-tenente e três primeiros-tenentes do Quadro de Oficiais de Saúde ao posto de capitão.
No quadro de praças, foram promovidos quatro sargentos da Polícia Militar a subtenente, 16 segundos-sargentos a primeiro-sargento, 25 terceiros-sargentos a segundo-sargento, dez primeiros-sargentos do Corpo de Bombeiros a subtenente e cinco segundos-sargentos a primeiro-sargento.
(Fotos: Sejusp)
A publicação decorre de reunião realizada na quarta-feira (18) na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, com representantes do Executivo, das corporações e das entidades de classe. O secretário Antonio Carlos Videira destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo com o fortalecimento institucional das corporações e com a ampliação das oportunidades de ascensão na carreira militar estadual. Além disso, foi autorizada a abertura de 237 vagas para o curso de formação de sargentos, cujo edital deve ser publicado nos próximos dias.
O encontro contou com a presença do secretário Frederico Felini (SAD), da secretária em exercício Ana Carolina Nardes (Segov), do coronel Frederico Reis Pouso Salas (comandante-geral do CBMMS), do coronel Renato dos Anjos Garnes (comandante-geral da PMMS) e do delegado-geral da PCMS, Lupérsio Degerone Lúcio. Participaram ainda representantes de associações e sindicatos das corporações, incluindo André Matsushita Gonçalves (presidente da Adepol-MS), José Nascimento Sobrinho (presidente do Sinpol-MS), coronel Juracy Pereira da Paz (presidente da Associação dos Oficiais Militares), coronel Luidson Borges Tenório Noleto (presidente da Associação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar), tenente Vanderlei Roberto Lorensetti (presidente da AME) e subtenente Fabrício de Carvalho Moura (presidente da ACS). Com informações: Agência MS GOV
