|
Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.
Quase 90% dos fornecedores do Camarote Viva Bahia eram micro e pequenas empresas, fortalecendo a presença dos pequenos negócios no Carnaval de Salvador (Foto: Matheus Souza)
Por: Editorial | 19/02/2026 16:23
O Carnaval, maior festa popular do Brasil, também movimenta a economia e gera oportunidades para pequenos negócios. Levantamento realizado pelo Sebrae no dia 11 de fevereiro revela que, entre 2023 e 2025, houve crescimento de 15% no número de empresas abertas em atividades relacionadas ao Carnaval em todo o país. Em Salvador, o aumento foi superior à média nacional, atingindo 17,4%.
(Foto: Matheus Souza)
A pesquisa, realizada por meio da plataforma DataSebrae, considerou empreendimentos ligados à fabricação de adereços, organização de festas e eventos, produção musical, entre outros segmentos impactados pela folia. Em Salvador, pequenos negócios representam quase a totalidade dos segmentos de bares, restaurantes e alimentação fora do lar (98,6%) e de transporte e receptivo turístico (97%), além de 84,1% dos hotéis e meios de hospedagem.
Um exemplo da força dos pequenos negócios durante o Carnaval é a ação promovida pelo Sebrae no Camarote Viva Bahia, onde cerca de 90% dos fornecedores eram micro e pequenas empresas. O espaço contou com costureiras de abadás, empreendedores de alimentos e bebidas, além de serviços de apoio e limpeza realizados pela microempresa Jyreh Soluções. Criada em 2023 e com cerca de 30 funcionários fixos, a empresa contratou temporariamente de 150 a 200 profissionais durante o período de pico do Carnaval.
(Foto: Matheus Souza)
A empreendedora Ariane dos Reis Santos destaca que, embora a estabilidade venha da operação contínua, o Carnaval representa um “bônus importante” e reforça o impacto econômico da festa. Ana Paula Garcia, coordenadora nacional da Marca do Sebrae, afirma que o camarote é um laboratório de branding e desenvolvimento econômico, permitindo visibilidade e geração de renda para os pequenos negócios locais.
Outro exemplo é a microempresa Thereza Priore Moda Autoral Brasileira, especializada na customização de abadás e camisas, que expandiu sua equipe de cinco para cerca de 15 pessoas durante o Carnaval. A empresa atuou exclusivamente no Camarote Viva Bahia, aproveitando o evento para fortalecer a marca e gerar faturamento estratégico para o mês de fevereiro.
A iniciativa do Sebrae evidencia que grandes eventos culturais, como o Carnaval, funcionam como espaços estratégicos de desenvolvimento econômico, social e cultural, consolidando o papel dos pequenos negócios na geração de oportunidades e na economia local. Com informações: Agência Sebrae
