| Hoje é Domingo, 28 de Junho de 2026.

35 participantes concluem curso “Mães que salvam” na manhã deste sábado no 10º GBM de Naviraí


Primeira-dama Naiza Capuci participou da capacitação e destacou a importância do aprendizado para agir em casos de engasgamento e salvar vidas.
Participantes do curso “Mães que salvam” realizado no 10º GBM de Naviraí recebem certificados de conclusão após capacitação voltada ao atendimento de casos de engasgamento. (Foto: 10º GBM/Naviraí) Por: Editorial | 28/06/2026 10:07

O 10º Grupamento de Bombeiros Militar (10º GBM) de Naviraí realizou, na manhã deste sábado (27), o curso “Mães que salvam”, reunindo 35 participantes em uma capacitação voltada à prevenção e ao atendimento de emergências domésticas, com ênfase em casos de engasgamento em bebês e crianças.

Com duração de quatro horas, o treinamento foi desenvolvido com foco tanto na parte teórica quanto prática, apresentando técnicas de atendimento em situações de engasgamento e orientações essenciais para a identificação rápida de sinais de obstrução das vias aéreas e as condutas que devem ser adotadas até a chegada do socorro especializado.

Durante a capacitação, os instrutores reforçaram que o engasgamento é uma das ocorrências mais comuns e perigosas, especialmente na primeira infância, podendo evoluir rapidamente para complicações graves caso não haja intervenção imediata. Foram demonstradas manobras de primeiros socorros e procedimentos de desobstrução das vias aéreas, fundamentais para salvar vidas.

Na coordenação do curso estiveram o 1º sargento BM Edinei da Costa Sarafim e a 2º sargento BM Josiane Aparecida de Lima, que destacaram a relevância da capacitação como ferramenta de prevenção e preparação da população para agir em situações de emergência.

O 1º sargento Edinei ressaltou a importância do conhecimento prático no dia a dia. “O engasgamento é uma situação que pode acontecer não só no ambiente familiar, mas também em escolas, creches e diversos outros locais do cotidiano. Saber como agir nos primeiros segundos é o que faz a diferença entre salvar uma vida ou ter um desfecho trágico”, afirmou.

Já a 2º sargento Josiane destacou o impacto social do curso. “Nosso objetivo é levar conhecimento acessível e prático para as famílias, principalmente para as mães e cuidadores. A prevenção e o preparo são as melhores formas de proteger as crianças dentro de casa”, disse.

Também integrou a equipe o 3º sargento Adrieni e as soldados temporárias  Marjorie Pereira Machado e Andrielly Rodrigues cioca.

Entre as participantes esteve a primeira-dama de Naviraí, Naiza Capuci, que também concluiu o curso e destacou a importância do aprendizado adquirido. Segundo ela, a capacitação oferece conhecimentos essenciais que podem fazer a diferença em situações de emergência.

“É um aprendizado que traz mais segurança para as famílias. Saber como agir em um caso de engasgamento pode salvar vidas e evitar tragédias”, afirmou.

Ao final do curso, todas as 35 participantes receberam diplomas de conclusão, simbolizando a dedicação e o compromisso com a prevenção e o cuidado com a vida. @portaldo conesul 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: